Nimuendajú (1944) divide os Povos Timbira em orientais e ocidentais. Os orientais estão situados à margem direita do rio Tocantins, que atualmente são os Apãniekrá – Kanela, Memortumré-Kanela, os então Ramkókamekra, Gavião do Pará (Parakáteye), Gavião do Maranhão (Pykopjê), Kreyé (Krenjé), Krepynkatejê e Krikati. Já os ocidentais são aqueles que se encontram à margem esquerda do rio Tocantins, conhecidos como Krahô e Apinajé.
A população Timbira pertence à família linguística Jê e estão situados nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, atualmente com uma população de mais de 10 mil pessoas distribuídas em 63 aldeias e 7 Terras Indígenas. Entre esses povos existe uma grande semelhança cultural, e dentre as características que os tornam semelhantes, destacam-se a língua, os ritos, as festas, a corrida de tora e a estrutura circular das aldeias, tendo como espaço principal a vivência nos cerrados.
Nesse sentido, a Exposição Etnológica Timbira tem por objetivo homenagear os saberes e fazeres desses povos, cujo acervo etnográfico é composto por artefatos – feitos predominantemente de palha – de uso cotidiano e ritualísticos, instrumentos de sopro e percussão, instrumentos de caça, pesca e colheita, adornos corporais e fotografias.
Referencial Bibliográfico:
CTI. Timbira, nossas coisas e saberes: coleções de museus e produção de vida. São Paulo:CTI – Centro de Trabalho Indigenista, 2012.
O acervo do Museu CPAHT é resultado de um trabalho rigoroso, fruto do empenho, pesquisa e dedicação da equipe técnica responsável, que detém os direitos autorais e morais sobre todo o conteúdo ali produzido, incluindo fotografias, dados, textos e demais registros. Esses materiais constituem patrimônio intelectual protegido pela legislação vigente, em especial a Lei Federal nº 9.610/1998, que regula os direitos autorais no Brasil.
Portanto, é imprescindível que qualquer pessoa ou entidade interessada na utilização dos conteúdos do Museu CPAHT solicite previamente autorização formal, especificando o propósito do uso, abrangência e forma de divulgação pretendida. Este procedimento garante o respeito aos direitos dos autores e assegura o uso adequado, ético e responsável do material.
Você não pode copiar conteúdo desta página
JavaScript não detectado. O JavaScript é obrigatório para que este site funcione. Ative-o nas configurações do seu navegador e atualize esta página.