As ArqueoLógicas: explorando o passado e transformando o futuro de meninas na Arqueologia
Bolsista: Guilherme Silva de Lima Voluntários: Helen Cristiny Lima Sousa, Maria Ceci Da Costa Barbosa, Tiago Da Silva Andrade Orientadoras: Ana Karolyne Santos Araújo, Danielly Morais Rocha Marques, Liriane Gonçalves Barbosa, Luciene Santana Ferreira Ano: 2024-2025/PIBEXT
O projeto de extensão “As ArqueoLógicas” promove a inclusão de meninas da rede pública de Imperatriz nas áreas STEAM por meio da Arqueologia, visando a valorização do patrimônio cultural indígena. Utilizando metodologias ativas tais como a Aprendizagem Baseada em Projetos (PBL) e atividades práticas em modelagem 3D e reconstituição digital de artefatos cerâmicos, o projeto busca reduzir desigualdades de gênero, fortalecer autoestima acadêmica, estimular interesse científico e alinhar-se aos ODS 4 e 5 da Agenda 2030 da ONU.
O projeto propõe a implementação de tecnologias assistivas para tornar o conteúdo do museu acessível a pessoas com deficiência. Entre as ações previstas estão QR Codes com vídeos em Libras, audiodescrição de imagens, peças em alto relevo com texturas e sinalização em Libras. Essas medidas buscam garantir a interação multissensorial, promovendo autonomia, independência e inclusão para todos os visitantes.
Imperatriz Arqueológica, Territórios de Memórias: Conexões Patrimoniais com as Escolas da Educação Básica do Município de Imperatriz e o Museu CPAHT.
Bolsista: Maria Ceci da Costa Barbosa Voluntários: Helen Cristiny Lima Sousa e Thiago da Silva Andrade Orientadoras: Danielly Morais Rocha Marques, Liriane Gonçalves Barbosa, Luciene Santana Ferreira, Ano: 2023-2024/PIBEXT Prêmios: 3° Lugar na categoria Arte e Cultura da SAPIENS
O projeto “Imperatriz Arqueológica”, em sua segunda etapa, buscou integrar arqueologia e patrimônio cultural ao currículo escolar como práticas pedagógicas inovadoras alinhadas à BNCC. A iniciativa buscou capacitar professores, promoveu a preservação do patrimônio entre os alunos da educação básica e fortaleceu o vínculo entre escola, museu e comunidade, estimulando a valorização cultural, a sustentabilidade e a formação cidadã. Dentre os produtos finais do projeto, houve elaboração de planos de aulas práticos e didáticos.
Classificação do Acervo Etnográfico do CPAHT - Fortalecendo o diálogo intercultural.
O projeto de catalogação do acervo etnográfico do Museu CPAHT criou um repositório digitalno software Tainacan, organizando artefatos e indumentárias por etnia, com metadadosdetalhados sobre localização, descrição, matéria-prima, uso e tamanho. A iniciativa garantiu preservação digital e promoveu diálogo intercultural entre a comunidade de Imperatriz e os povos indígenas do Maranhão, tornando o conhecimento acessível à sociedade.
Conhecendo as Histórias dos povos indígenas no Maranhão por meio dos artefatos e indumentárias.
Bolsista: Cleydimara Felix da Silva Orientadora: Margarida Chaves dos Santos Ano: 2023-2024/PIBEXT
O projeto teve como objetivo registrar e analisar os significados da cultura material e imaterial do povo Timbira, em especial o Gavião, a partir de seus artefatos e indumentárias tradicionais. Elementos como cintos cerimoniais, faixas e adornos foram estudados e ressignificados no contexto do Museu CPAHT, enriquecendo o acervo e promovendo reflexões sobre a preservação e valorização da memória indígena.
Imperatriz Arqueológica, Territórios de Memórias: Conexões Patrimoniais com as Escolas da Educação Básica do Município de Imperatriz e o Museu CPAHT.
Bolsista: Vanessa Vitória Rodrigues Pereira Voluntários: Paulo Sérgio de Lopes Souza e Aylla Hallad Sales de Sousa Orientadores: Liriane Gonçalvez Barbosa e Danielly Morais Rocha Marques Ano: 2022-2023/PIBEXT Prêmios: 1° Lugar na categoria Arte e Cultura da SAPIENS
O projeto “Imperatriz Arqueológica – Territórios de Memória” promoveu educação patrimonial junto a alunos e professores da educação básica, utilizando a Pedagogia da Participação e a pesquisa-ação. Desenvolveu-se em três etapas: atividades introdutórias sobre arqueologia e cultura indígena, visitas ao Museu CPAHT e ao laboratório de arqueologia, e oficinas práticas de produção de artefatos. Como produto final, desenvolveu-se Jogos Educativos para estimular o senso de pertencimento, valorização da história regional e preservação do patrimônio
Patrimônio Cultural Material dos Povos Timbira e Guajajara: Registro dos artefatos e indumentárias a partir das narrativas dos povos indígenas.
Bolsista: Cleydimara Felix da Silva Orientadora: Ilma Maria de Oliveira Silva Ano: 2022- 2023/PIBEXT
Este projeto teve como objetivo registrar os significados da cultura material e imaterial dos povos Krikati e Guajajara. Foram selecionados artefatos como o esteirão e o colar com apito (Krikati) e o cocar, o saiote de palha e o banco de madeira (Guajajara). As narrativassobre esses objetos foram transcritas e analisadas pelos próprios indígenas, sendo posteriormente incorporadas ao acervo etnológico do Museu CPAHT.
Digitalização, registro e catalogação do acervo de áudio do Centro de Pesquisa Pënxwyj Hempejxà (Carolina - Ma)
Bolsistas: Ana Karina Almeida Teotonho, Ana Karolyne Santos Araújo, Jordanne Rodrigues e Thalia Braga. Orientador: Jaime Garcia Siqueira Junior e Danielly Morais Rocha Marques Ano: 2020/2021
O projeto realizou a digitalização do acervo do CTI, composto por mais de 400 horas de gravações feitas desde a década de 1960 entre os Timbiras, preservadas originalmente em fitas cassete. Esse material, que inclui cantigas, histórias, conversas e registros de reuniões nas aldeias, passou a integrar a base digital do CTI, possibilitando maior preservação, acessibilidade e enriquecimento do acervo museológico.
Territórios de Experiência: Brincadeiras, Conhecimento, Expressão e Apreciação Estética na Primeira Infância.
Bolsista: Wislaine Melo de Sousa Voluntários: Ana Karina Almeida Teotonho, Ana Karolyne Santos Araujo, Ana vitoria Moreira, Linda Sarah Bandeira Medeiros Orientadoras: Flaviana oliveira de Carvalho e Danielly Morais Rocha Marques Ano: 2019-2020/PIBEXT
O projeto realizou estudos sobre infância, cultura material e imaterial, memória e cultura lúdica, com base em autores como Cohn, Corsano, Meneses e Bezerra. Teve como objetivo oferecer experiências significativas às crianças, transmitindo conhecimentos e promovendo apreciação estética do patrimônio. Durante a pandemia, adaptou-se ao ensino remoto com lives, mantendo a participação de profissionais, famílias e comunidade acadêmica, assegurando o desenvolvimento integral infantil.
Patrimônio Cultural dos Povos Timbira: significado dos artefatos e indumentárias por meio de narrativas dos indígenas no Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira- CPAHT.
Bolsista: Ariele da Silva Orientadora: Ilma Maria de Oliveira Silveira Ano: 2018-2019/PIBEXT
O projeto analisou o patrimônio dos povos Timbira e propôs a ressignificação de artefatos e indumentárias expostos no Museu CPAHT, a partir das narrativas de seus representantes. Essa iniciativa buscou garantir que a identidade Timbira fosse fielmente representada, reconhecendo significados, usos e memórias, e contribuindo para a valorização e preservação de seu patrimônio cultural.
Você não pode copiar conteúdo desta página
JavaScript não detectado. O JavaScript é obrigatório para que este site funcione. Ative-o nas configurações do seu navegador e atualize esta página.