Durante o mês de Maio, ocorre a “Semana Nacional dos Museus” proporcionando atividades que valorizam a cultura e a produção científica da região, de acordo com a temática geral anual proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O evento acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, mobilizando museus e outras instituições culturais brasileiras à promoveram uma ampla variedade de ações que visam a valorização e preservação patrimonial, fortalecendo as relações entre museus e sociedade.
Observação: Devido a pandemia da COVID-19 e seus efeitos posteriores, o Museu CPAHT não participou das edições de 2020 e 2021.
Com o tema “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”, a 17ª Semana de Museus propôs um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. Nesse sentido, o Museu CPAHT elaborou uma programação do evento que foi resultado da preocupação em estreitar o diálogo com as instituições culturais da sociedade e os diferentes povos que compõem a nossa rica e diversa cultura. Assim, a 17° Semana de Museus foi realizada com oficinas, rodas de conversa, palestras e filme-debate, além de contar com a exposição temporária “Paiz Timbira”, com fotografias dos principais elementos e características desses povos.
A vigésima 20° Semana Nacional de Museus trouxe como tema “O Poder dos Museus”, levantando debates sobre a capacidade que as instituições museológicas têm de se reinventar em momentos de crise, ao longo dos tempos históricos. Assim, durante esse evento, o Museu CPAHT proporcionou diferentes oficinas para o público geral, bem como palestras e visitas guiadas, tendo como objetivo apresentar a importância da estimulação das nossas perspectivas sobre o mundo em que vivemos .
Durante a 21° Semana Nacional de Museus, o Museu CPAHT realizou um evento no qual a programação teve como eixo norteador a temática principal “Museus, sustentabilidade e bem-estar”. Nesse sentido, o objetivo da programação foi destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, apoiando três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que são: Saúde e bem-estar global, ação climática e vida na terra. Assim, a programação contou com palestras, visitas guiadas e oficinas práticas.
Sob a temática “Museus, educação e pesquisa”, o Museu CPAHT explorou a conexão entre Museus e Universidades durante a programação da 22° Semana Nacional de Museus. Sob essa perspectiva, o evento teve como objetivo promover a visibilidade do museu CPAHT nos campos da educação e da pesquisa, ampliando a participação da comunidade acadêmica no museu, fortalecendo assim a rede cultural local. Além disso, o evento destacou como a pesquisa, a cultura e o currículo se entrelaçam nesses espaços de conhecimento e qual o papel do Museu CPAHT nesta articulação. A programação contou com mesas redondas, visitas guiadas e oficinas interativas.
Em um mundo marcado por mudanças aceleradas, o Museu CPAHT se integrou à 23ª Semana Nacional de Museus reafirmando seu compromisso como espaço de reflexão, valorização do patrimônio imaterial e promoção da cultura viva, especialmente junto à juventude e às novas tecnologias. Nesse sentido, a programação, baseada na temática “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação” foi voltada para as alunas participantes do Projeto de Extensão “As Arqueológicas”, oferecendo uma experiência de inclusão para meninas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, por meio da Arqueologia e da modelagem 3D de fragmentos cerâmicos pertencentes ao patrimônio indígena regional.
O acervo do Museu CPAHT é resultado de um trabalho rigoroso, fruto do empenho, pesquisa e dedicação da equipe técnica responsável, que detém os direitos autorais e morais sobre todo o conteúdo ali produzido, incluindo fotografias, dados, textos e demais registros. Esses materiais constituem patrimônio intelectual protegido pela legislação vigente, em especial a Lei Federal nº 9.610/1998, que regula os direitos autorais no Brasil.
Portanto, é imprescindível que qualquer pessoa ou entidade interessada na utilização dos conteúdos do Museu CPAHT solicite previamente autorização formal, especificando o propósito do uso, abrangência e forma de divulgação pretendida. Este procedimento garante o respeito aos direitos dos autores e assegura o uso adequado, ético e responsável do material.
Você não pode copiar conteúdo desta página
JavaScript não detectado. O JavaScript é obrigatório para que este site funcione. Ative-o nas configurações do seu navegador e atualize esta página.