Os Donos do Cocar é uma autodefinição dada pelo Povo Guajajara, falantes da língua guajajara, do tronco linguístico Tupi, e que compõem uma das etnias mais numerosas do Brasil. Considerando que o povo Guajajara habita mais de 10 terras indígenas na margem oriental da Amazônia, na região central do Estado do Maranhão, a Exposição Etnológica “Os Donos do Cocar” Tenetehara teve como objetivo introduzir e desmistificar os saberes e fazeres do Povo Guajajara para a população não-indígena de Imperatriz e Região, por meio de fotografias e artefatos de uso cotidiano e ritualísticos, bem como informações sobre as festividades “Festa da Menina Moça”, “Festa dos Rapazes” e “Festa do Mel”.
Essa foi a primeira exposição do Povo Guajajara/Tenetehara a ser realizada pela instituição, no qual sua abertura ocorreu durante a programação do Abril Indígena de 2022. Em 2023, foi possível realizar uma exposição fotográfica específicamente sobre a “Festa dos Rapazes”, com elementos utilizados anteriormente. Tal exposição tornou-se itinerante, estando presente no Dia Nacional da Consciência Negra (20/11), durante a XI Exposição Afro-brasileira, realizada no Calçadão, principal centro comercial e logístico de Imperatriz.
Atualmente, a Exposição “Os Donos do Cocar” Tenetehara encontra-se de modo permanente no espaço museológico do Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira – Museu CPAHT.
Referencial Bibliográfico:
GUAJAJARA, A. S. S. Narrativas dos Tua`uhez da aldeia Novo Funil sobre a história e cultura do povo Tenetehar/Guajajara: fortalecimento para a identidade cultural. 2023. 140 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas – PPGFOPRED) – Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
O acervo do Museu CPAHT é resultado de um trabalho rigoroso, fruto do empenho, pesquisa e dedicação da equipe técnica responsável, que detém os direitos autorais e morais sobre todo o conteúdo ali produzido, incluindo fotografias, dados, textos e demais registros. Esses materiais constituem patrimônio intelectual protegido pela legislação vigente, em especial a Lei Federal nº 9.610/1998, que regula os direitos autorais no Brasil.
Portanto, é imprescindível que qualquer pessoa ou entidade interessada na utilização dos conteúdos do Museu CPAHT solicite previamente autorização formal, especificando o propósito do uso, abrangência e forma de divulgação pretendida. Este procedimento garante o respeito aos direitos dos autores e assegura o uso adequado, ético e responsável do material.
Você não pode copiar conteúdo desta página
JavaScript não detectado. O JavaScript é obrigatório para que este site funcione. Ative-o nas configurações do seu navegador e atualize esta página.