A exposição destinada para a Cultura Popular Sul Maranhense possui a representação de uma Casa de Taipa, também conhecida como casa de barro ou casa de pau a pique. A Casa de Taipa é uma técnica de construção indígena que consiste em madeiras verticais fixadas no solo com vigas dispostas na horizontal e amarradas por cipós, cujo espaços vazios do painel são preenchidos por barro molhado, até que se formem paredes sólidas e resistentes. Além disso, seu telhado geralmente é coberto com palhas de coco babaçu ou palha de coco inajá.
A Casa de Taipa é uma moradia tradicional de habitantes localizados no interior do sertão sul-maranhense, de modo que, em seu meio, é possível encontrar objetos que fazem parte da cultura material sertaneja, tais como: bileira, pilão, fogareiro, quibano de palha, potes de barro, cabaça, ferro a brasa, utensílios de alumínio, banco de couro, forno de barro e dentre outros. Nesse sentido, a Casa de Taipa representa a mescla cultural entre os saberes ancestrais dos povos indígenas e os elementos oriundos dos colonizadores europeus, demonstrando a influência indígena na formação da identidade cultural sertaneja.
Por se tratar da primeira área expositiva que os visitantes têm acesso no Museu CPAHT, a Casa de Taipa é uma recepção que tem por finalidade levantar debates sobre a relação entre memória e identidade, uma vez que os moradores da região possui uma afinidade e familiaridade com o que é apresentado em seu contexto cultural e material, pois estes, em sua maioria, já moraram ou visitaram uma Casa de Taipa.
Referencial Bibliográfico:
TEOTONHO, A. K. A. ; ARAÚJO, A. K. S. ; COSTA, W. S. ENTRE TRANÇADOS E LAÇOS: a cestaria do povo Krikati e sua influência na identidade cultural sertaneja Sulmaranhense. In: Camila Ferreira Santos Silva; Paulo Eduardo Oliveira dos Santos. (Org.). Olhares sobre o Sertão Maranhense. 1ed.São Luís: EDIFMA, 2023, v. , p. 113-133.
O acervo do Museu CPAHT é resultado de um trabalho rigoroso, fruto do empenho, pesquisa e dedicação da equipe técnica responsável, que detém os direitos autorais e morais sobre todo o conteúdo ali produzido, incluindo fotografias, dados, textos e demais registros. Esses materiais constituem patrimônio intelectual protegido pela legislação vigente, em especial a Lei Federal nº 9.610/1998, que regula os direitos autorais no Brasil.
Portanto, é imprescindível que qualquer pessoa ou entidade interessada na utilização dos conteúdos do Museu CPAHT solicite previamente autorização formal, especificando o propósito do uso, abrangência e forma de divulgação pretendida. Este procedimento garante o respeito aos direitos dos autores e assegura o uso adequado, ético e responsável do material.
Você não pode copiar conteúdo desta página
JavaScript não detectado. O JavaScript é obrigatório para que este site funcione. Ative-o nas configurações do seu navegador e atualize esta página.